Página inicial > Terceira Notícia

Defesa de Memorial do Prof. Dr. Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque

A Faculdade de Letras (FLet) da UFAM convida a comunidade acadêmica para a Defesa do Memorial Acadêmico do Professor Doutor Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque, a ocorrer na sexta-feira, 30/08, às 14h, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), localizado no setor Sul do Campus. A Defesa do Memorial é requisito para a promoção funcional à classe de professor titular, nível mais elevado da carreira docente. A FLet destaca, ainda, os votos de sucesso e o sentimento de alegria pela conquista.

A Comissão Especial de Avaliação será presidida pela Professora Patrícia Melo (Ufam) tendo como membros as Professoras Ângela Maria Dias, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Edméa Oliveira dos Santos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Luiza Garnelo Pereira, do Instituto Leônidas e Maria Deane - Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/Fiocruz-AM).

Prof. Dr. Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (1990), mestrado em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2002). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (2006-2007) onde desenvolveu o projeto "Elaboração de Indicadores e processos de avaliação e acompanhamento para monitoramento dos programas de bolsas da Fapeam". É professor Associado da Universidade Federal do Amazonas no Curso de Língua e Literatura Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos de poesia brasileira contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia brasileira, metodologia da leitura, a Amazônia e a cultura brasileira. Foi coordenador da Universidade Aberta do Brasil e Diretor Executivo do Centro de Educação a Distância da Ufam entre 2009 e 2016. Vem desenvolvendo trabalhos voltados para as relações entre literatura e suportes digitais como também sobre a produção literária em condição insular.