Página inicial > Últimas Notícias > Gremplexa divulga seus eventos que ocorrerão de junho a dezembro de 2020

Gremplexa divulga seus eventos que ocorrerão de junho a dezembro de 2020

• Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 12h58
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 14h24

PROJETOS DO GREMPLEXA EM 2020

(UFAM / FLET / GREMPLEXA)

Objetivando propiciar atividades virtuais que envolvam professores e alunos, além das comunidades interna e externa à UFAM, no período de isolamento social, o Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica (GREMPLEXA) está organizando e se propõe realizar os seguintes projetos em 2020:

1. EFEMÉRIDES AMAZÔNICAS DE LETRAS – 2020

As Efemérides Amazônicas de Letras são um evento anual da Flet/Ufam, organizado e realizado pelo Gremplexa, com a participação de alunos, professores e público externo à universidade. Em 2020, o eixo temático do evento conta com os seguintes tópicos: 90 anos de A Selva, de Ferreira de Castro; 60 anos de Histórias de submundo, de Arthur Engrácio; 40 anos de Mad Maria, de Márcio Souza; 30 anos de O empate contra Chico Mendes, de Márcio Souza; 20 anos de Dois irmãos, de Milton Hatoum. Tendo em vista a necessidade de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado no formato de círculo de palestras virtual, no período de 15 a 19/06/2020, das 15h às 16h30, em alguma plataforma digital.

Link de Inscrição: https://www.sympla.com.br/efemerides-amazonicas-de-letras-2020__868905

DIA 15/06/2020 (SEGUNDA-FEIRA)

Palestra “90 anos do romance A Selva, de Ferreira de Castro”

Ministrante: Me. Zemaria Pinto (AAL)

Mediadora: Ma. Rosália Marques dos Santos

DIA 16/06/2020 (TERÇA-FEIRA)

Palestra “60 anos do livro Histórias de submundo, de Arthur Engrácio”

Ministrante: Doutoranda Thays Freitas de Almeida Pena (UFF)

Mediador: Mestrando Márcio Camillo da Silva

DIA 17/06/2020 (QUARTA-FEIRA)

Palestra “40 anos do romance Mad Maria, de Márcio Souza”

Ministrante: Ma. Valderiza de Almeida Alves (UFAM)

Mediadora: Déborah Bacellar

DIA 18/06/2020 (QUINTA-FEIRA)

Palestra “30 anos de O empate contra Chico Mendes, de Márcio Souza”

Ministrante: Ma. Aila Rodrigues Pantoja (UFAM)

Mediador: Jamescley Almeida

DIA 19/06/2020 (SEXTA-FEIRA)

Palestra “20 anos do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum”

Ministrante: Dra. Iná Isabel de Almeida Rafael (UFAM)

Mediadora: Norma Sandra Melo

2. LETRAS EM FOCO

Projeto elaborado com o intuito de propiciar um espaço para que pesquisadores da área de Letras (docentes e discentes de graduação e pós-graduação) apresentem palestras e comunicações de pesquisa sobre temas de sua predileção. Realizado no formato virtual, o projeto ocorrerá nos meses de junho a dezembro, às quartas-feiras, das 15h às 16h30 em uma plataforma digital ainda a ser definida. Todos os pesquisadores (docentes e discentes) das universidades são convidados a apresentar suas pesquisas, enviando sua solicitação para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. durante o mês de junho, informando: a) o nome completo e a formação; b) o título do trabalho a ser apresentado; c) o resumo; d) a modalidade (discentes de graduação: comunicação; discente de pós-graduação e docentes: palestra ou comunicação).

3. BATE-PAPO COM O ESCRITOR

O projeto consiste na realização de entrevistas com escritores que tenham alguma ligação com as temáticas amazônicas, gravadas para posterior apresentação em plataformas digitais e redes sociais. O objetivo é divulgar para o público a literatura de expressão amazônica, os escritores amazônidas e os temas que dizem respeito à região. As gravações das entrevistas ocorrerão com o apoio do Portal Manaós.